terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Óculos




Eles ajudaram a humanidade a evoluir e aos homens a se informarem: até 700anos atrás, inventores, comerciantes e artistas paravam de trabalhar ainda jovens por conta da diminuição da capacidade de enxergar. No Brasil, 50% da população tem problemas de visão e, estima - se 153 milhões deveriam usar lentes corretivas. Anualmente, são vendidos 75,7 milhões de óculos no país.
                                                                                                                  Débora Neto dos Reis

Séc. 4 a.C - O chinês Confúcio cita modelos com astes de algodão, aros de madeira e lentes  planas  de pedras polidas. Eram adorno de luxo pára a nobreza.

64 - Nero, o imperador de Roma , teria usado a primeira lente escura de cor verde em um dos olhos para se proteger.

1000 - O matemático egípcio Al Ahazen descobriu a refração da luz e, assim, fabricou as primeiras lentes convexas. É conhecido com o pai da ótica moderna.

1200 a1300 - O frei italiano Alessandro della Spina montou óculos com lentes convexas emolduradas ,que eram usados por monges copistas e restritos a Igreja.

Séc. 14 - Os mestres vidreiros de Veneza, na Itália, criam  as primeiras lentes para corrigir miopia. As vendas aumentaram com o surgimento do modelo que repousava sobre o nariz.

1550 - Os óculos chegaram ao Brasil junto com a colonização portuguesa. eram usados apenas por jesuítas, funcionários da Coroa, pelos ricos e intelectuais.

Séc. 17 - Ingleses inventaram armações com hastes sobre as orelhas. Com o lançamento do primeiro jornal em 1665, em Londres, a venda de óculos ganhou impulso.

1752 - O inglês James Ayscough, fabricante de instrumentos científicos, pintou as lentes de azul e verde. A intenção era apenas corrigir problemas de visão, mas ele acabou criando os antecessores dos óculos escuros atuais.

1760 - O americano B. Frankilin,cientista , diplomata e líder da independência dos Estados Unidos, produziu as primeiras lentes bifocais.

Séc. 19 - O  comerciante Jacob Geiger começou a revender no Brasil óculos que recebia da França. Logo depois, foi o primeiro fabricante nacional  do produto.

1929 - O americano Edwin Land criou uma película polarizante para lentes, que evitava ofuscação causadas pelos faróis. O empresário e inventor Sam Foster começa a fabricar óculos escuros.

1934 - A americana Bausch&Land criou o primeiro RayBan. Em metal dourado e lentes verdes, foi inspirado nas máscaras dos pilotos de avião. Em 1937 chegou ao mercado o modelo aviador.

1960 - Na década de 60, lentes de vidro foram substituídas pelas de acrílico e, mais tarde, pelas lentes de policarbonato, ainda muito usada atualmente.

1990 - O foco passou  para os materiais titânio, alumínio e acetato. Nessa década surgiram os filtros com proteção à radiação  ultravioleta.

20023 - Oakley  lança modelo de plástico com lentes removíveis . O ciclista Greg  Le  Mond tornou o modelo famoso ao usá - lo no Tour de France.

2006 - Chegam ao mercado óculos com telefone , tocador mp3 e tecnologia Bluetooth. Além  de fazer e receber as ligações , o dispositivo também permite receber canções estéreo no celular.

2010 - A empresa Bionic Vison criou o olho biônico para pacientes com perda de visão. Uma câmera nos óculos capta imagens, transforma em sinais elétricos  e os envia a um microship instalado na retina . O usuário consegue ver em baixa resolução e, em breve, será possível reconhecer rostos e letras grandes.

  Fonte; Revista Galileu  - fevereiro 2011 n. 235 - pag. 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário